Apresentação do livro Preto Ponto Branco

preto ponto branco destaques

Apresentação com a presença do autor João Paulo de Sapage Marinho

Os Dois Continentes costumavam ser um só até que o Todo-Poderoso Greysui os separou e proibiu Yin e Yang de se intrometer nos assuntos mortais; e durante 3.000 anos, os Livros Sagrados dos dois deuses foram mantidos escondidos pelas suas ordens. Sam, um colmeiro que pensa que a vida que vive não deve ser tudo o que lhe está destinado, encontra o incompleto Livro de Yang. A custo da vida da sua mãe, consegue escapar aos seus perseguidores e parte numa missão para tentar encontrar o Templo da Ordem de Yang. Lax'Bo, o portador do Livro de Yin e um gladiador lutando pela glória na Batalha Eterna, dá por si a escalar a escada do poder da cidade de Barverm, através de uma série de eventos fortuitos, que o enredam na teia dos jogos políticos da própria Família Real, nos quais ele não tem a certeza se deseja participar. Ambos tentam lidar com o seu poder recém-adquirido enquanto gerem as ameaças ao seu redor; mas precisam de ter cuidado, pois os seus Livros Sagrados podem levá-los pelo mesmo caminho que levou à Rutura do Continente.

JPS Marinho (diminutivo de João Paulo de Sapage Marinho) nasceu, numa pequena cidade no centro de Portugal chamada Abrantes, no dia 15 de junho de 1989, na freguesia de Rossio ao Sul do Tejo.

Nos seus primeiros anos experimentou bastantes atividades físicas e mentais. Desde cedo o gosto pela leitura, pelo desporto e pela estratégia tomaram as rédeas daquele rapazinho. Aos dez anos, já tinha praticado judo, jogado basquetebol e futebol, o último que se estendeu até aos vintes. Nessa mesma altura, jogando xadrez por uma equipa local, conseguiu conquistar o campeonato distrital, que o levou ao campeonato nacional, nesse mesmo ano. Leitor ávido, rapidamente se interessou por filmes, séries e jogos de vídeo, expondo-se a diferentes tipos storytelling sem sequer saber o que fazia. A verdade é que, mais tarde, quando decidiu ser escritor, percebeu que na sua mente atenta aos pormenores visuais e estruturais dos filmes, tinham ficado gravadas inúmeras estruturas narrativas, junto com o nome dos atores que neles entravam. Na universidade, onde estudou Tradução Português-Chinês, teve a oportunidade de viajar pelo mundo e conhecer diferentes culturas. A China, onde viveu dois anos enquanto estudava, Singapura, Malásia, Indonésia, Países Baixos, Itália, Polónia, são alguns dos locais por onde passou e que fizeram crescer a sua pessoa. Do Palácio de Potala ao Castelo de Abrantes, podemos ver as suas experiências refletidas na sua escrita. Após acabar os estudos, ficou o gosto pela bela arte de moldar um texto. Brincar com as palavras e fazê-las ganhar vida. Pintar belos quadros somente com letras é uma das razões que o levaram a começar a escrever o seu mundo. A fantasia, género literário que mais lera na sua juventude, acompanhou-o também para a idade adulta, e tem servido como base para as suas brincadeiras com palavras, as quais levaram à criação de um site.

Público:geral

2024-06-08 15:00