Exposição: Rio

Curadoria
Sara & André

Público: geral

José Pimenta nasceu no Souto em 1931 e estudou, entre outros locais, na Escola Industrial Machado de Castro, em Lisboa, onde se destacou nas matérias de desenho à vista e desenho técnico. Cedo porém começou a trabalhar, iniciando a sua vida ativa ainda em Lisboa e mudando-se cerca de dez anos mais tarde para Alferrarede, onde trabalhou por conta própria na área dos mosaicos e da azulejaria, através da qual manteve sempre afinidade e contacto com a prática do desenho e das artes decorativas.

Foi já numa fase mais tardia da sua vida que começou a dedicar-se, de forma gradual, à compra, venda e por vezes restauro de velharias, instalando-se em Rio de Moinhos, onde ainda hoje mantém a sua loja e atelier. Foi no âmbito desta atividade que aos 62 anos se iniciou casualmente como escultor, tendo-se seguido incursões nas áreas do desenho e posteriormente da pintura que perduraram, de forma simultânea, consistente e continuada, até aos dias de hoje.

Rio, o nome com que José Pimenta assina normalmente as suas obras e que dá título à presente mostra, arrisca uma abordagem mais visual do que cronológica, retrospetiva ou categorizante. Um delírio estético ao qual, esperamos, não sejam alheias ainda assim a riqueza temática, a capacidade técnica, a multiplicidade de suportes e de linguagens, bem como requintado humor, afinado sentido crítico e pureza sem par.

2022-10-08 00:00 - 2023-02-26 00:00
  • De 2022-10-08 00:00 a 2023-02-26 00:00