Aprometido - Festival Manobras

aprometido

Já nasceu o dia. A brisa vem quente, mas o ar está limpo. Conseguimos vê-lo e queremos lá chegar, queremos algo de bem. Aprometido ficou o Mastro por querermos voltar a estar juntos. É tempo de fazer os bolos, florir as suas saias, espalhar os verdes para o cheiro chegar mais alto. E quando nascer de novo o dia, seremos o corpo que bailou a voltar à vida. "

A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades. Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.

 
Este espetáculo explora as várias fases de vida de um Mastro de Promessa, desde o momento em que se expressam as promessas, passando pela construção e pelo empinar até ao seu derrubar que corresponde ao momento final deste ritual, traçando um caminho de vivências e memórias através de imagens, cheiros, cores, sabores, sons e movimentos. Com referência ao universo da dança contemporânea, da dança tradicional, integrando o baile de roda e o baile mandado e das modas do cancioneiro tradicional alentejano, Aprometido é um espetáculo de música e dança que convida ainda o público a participar como parte integrante desta festa em torno do Mastro de Promessa, de acordo com a tradição que aponta o Mastro como elemento agregador da comunidade. Uma viagem pelas emoções inerentes ao dever de cumprir uma promessa, que nos remete ainda ao passado e às suas razões. O medo, a esperança e a euforia e a libertação estão ainda presentes na sonoplastia realizada pelos músicos Ana Santos, Tó Zé Bexiga e Vicente Camelo que, envolvidos no processo criativo, souberam dar-lhe forma através dos seus instrumentos. Em Aprometido, o Mastro aparece associado ao ciclo da vida, onde tudo recomeça no dia após o fim. Público: AdultosDuração: 50 min.Género Artístico: Dança

Data
2022-10-01 21:30
Local
Esplanada 1º de Maio - Abrantes
Telefone
241330100
E-mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Powered by iCagenda

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.